top of page

Ouro e Prata e suas simbologias





Tradicionalmente, o ouro é considerado o metal perfeito e o mais precioso dos metais. O ouro simboliza a perfeição, a iluminação, o conhecimento, a nobreza, a realeza e a imortalidade. O ouro simboliza também o fogo purificador e está associado à masculinidade.

Segundo a tradição grega, o ouro evoca o sol e a sua simbologia relacionada à riqueza, à fecundidade, à dominação, e ao calor, ao amor e ao dom.

O ouro é também sempre associado à luz solar e ao oriente, e foi também um dos símbolos de Jesus Cristo. O ouro foi um dos presentes que Jesus Cristo recebeu ao nascer de um dos três Reis Magos.

Para os astecas, o ouro está associado à pele nova da terra, antes mesmo dela reverdejar, no princípio da estação das chuvas. O ouro é o símbolo de renovação periódica da natureza.

Na maioria das culturas, a cor simbólica do ouro é o amarelo dourado, mas para a cultura chinesa é o branco.

Na Índia, diz-se que o ouro é a luz mineral e possui um caráter real e divino. Em muitas outras culturas, o ouro está também bastante associado ao divino e à nobreza, tanto que frequentemente relata-se que a carne dos deuses é feita de ouro, assim como a dos faraós Egípcios também o era. As imagens de Buda também são douradas para representar a iluminação e a perfeição absoluta, assim como o fundo de muitas imagens bizantinas também são douradas, como um reflexo da luz celeste.



A prata representa a Lua e é tida com um princípio feminino - lunar, passivo, branco em contraste com o ouro - solar, ativo, amarelo que é um princípio masculino.

Ainda comparativamente ao ouro, a prata representa a sabedoria divina, enquanto o ouro, o amor divino para com os homens. Fogo e água são como ouro e prata.

Os egípcios acreditam que os deuses têm ossos feitos de prata, enquanto a sua carne é feita de ouro.

Na mitologia grega, Ártemis é a deusa da Lua, da virgindade e da caça. Irmã gêmea de Apolo, o deus do Sol, Ártemis caçava com arco arco e suas flechas eram de prata.

Transparente como o cristal ou límpida como a água, a prata representa também a pureza, a franqueza, a consciência tranquila e a fidelidade.

A prata está ligada à dignidade real. O Rei Nuada estava impossibilitado de assumir o trono após ter tido o seu braço amputado por ocasião da primeira batalha de Moytura - as deformidades ou mutilações desqualificavam as pessoas. Após seu médico lhe ter colocado a prótese de um braço de prata, porém, o reinado também lhe foi reposto.


Aliança

A Aliança simboliza compromisso, pacto. Por isso, é o principal símbolo do casamento e, por extensão, também é um símbolo do amor.

Além desses sentidos, a aliança também pode representar autoridade e proteção.

Ela tanto é um sinal como um símbolo. Ao passo que indica que quem a usa tem namorado, é noivo ou casado (dependendo da mão em que é utilizada), reflete o simbolismo do amor e da fidelidade.

No dedo anelar direito são usadas as alianças de compromisso e de noivado, enquanto no anelar esquerdo, a aliança de casamento. Isso porque, segundo se conta, a mão esquerda é a que fica mais próxima do coração.

O fato de ser circular corrobora a ideia de amor eterno.


15.383 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page